Français

ATENÇÃO! Este post não vai ter erros ortográficos nem falta de pontuação, nem nada dessas coisas, porque o pessoal do trabalho implicou TANTO sobre a ortografia do blog (mesmo eu explicando que é tudo proposital), que eu me sinto OBRIGADO a postar direito aqui, pra que todo mundo entenda FINALMENTE que eu sei escrever sim! Eu sou um escritor de verdade, só porque eu não consegui publicar livro ainda não significa que eu não saiba o que estou fazendo, ok?

E é pra todo mundo ver que nem faz tanta diferença assim, bando de malas.

ENFIM vamos começar:

Tirando essa parte aí que eu já falei, deixa eu contar que EU COMECEI A ESTUDAR FRANCÊS!!!! ❤

Mapa francófono

O Francês é falado nesses lugares todos aí em azul no mapa

Consegui vaga no CELIN (CEntro de LÍNguas, ligado à UFPR), e na primeira aula, é lógico que rolou todo aquele momento apresentação, com nome, onde trabalha/estuda, etc, e é lógico que quando eu contei que fiz pós em Desenvolvimento de Jogos na PUC o professor fez aquele “Ooooooohhhh que legaaaal!” e eu praticamente ganhei o adesivinho de cool pra colar na testa, e pra quem ainda tinha dúvidas sobre… errr… outros assuntos, eu fiz o favor de preencher um silêncio com a frase “eu estudo piano”, e nesse momento, todo mundo que tinha dúvida passou a ter certeza, né? 😛

E é claro que tem mais pessoas… errr… temáticas na sala, e inclusive nem posso falar sobre o professor, porque é antiético, certo? Mas a dica é que ele disse a palavra “bafão” hoje, então se alguém tinha dúvidas ainda, pergunte a ele porque eu definitivamente não posso falar nada.

E pra minha grande felicidade (ou não) desde a primeira aula, o professor fala praticamente tudo em francês, e na primeiríssima aula o que eu entendi foi isso:

Professor falando

?????????????

E ele na verdade só estava falando o básico, tipo isso:

Professor falando francês

(Quem sou? Onde estou? – em francês [mentira!])

Claro, esse exemplo foi ilustrativo (e esse professor também, o nosso professor é différent, mas novamente não vou dizer porque).

E lógico que agora já temos exercícios pra fazer, e hoje, na segunda aula, foi bem mais fácil entender o que ele disse num geral. Acho que ele percebeu que a gente não ia entender nada e tentou falar o mais simples possível com todos, meio simulando um “Mim Jane”, mas sem falar errado, claro.

E eu já aprendi uma boa pra falar pra quem é bonito: “Voulez-vous coucher avec moi?” – sim, é da música, sim, todo mundo já ouviu isso antes, mas agora eu sei o que significa! 😀

E esse foi o tema de hoje, post curtinho, mas como tinha muita gente perguntando a respeito de como foi, resolvi postar. 🙂

E AGORA, COLEGAS, VOCÊS ACREDITAM QUE EU SEI ESCREVER EM PORTUGUÊS?

(…já em francês, nem vamos comentar…)

MAS ESPERA! AINDA NÃO ACABOU!

Conheci uma pessoa que nasceu em ROLÂNDIA!!!!!!!!!!!!!

Pra quem não sabe a piada de Rolândia, é só ver esses dois vídeos aqui, do Furo MTV, que vai entender a graça! 😀

Depois dessa, meus queridos, não há post, nem blog nem piada que supere… por hoje é só, beijos, boa noite lua, boa noite stars, e no próximo post voltamos ao tiopes habitual.

  1. ei, vc ja conhecia gente de rolandia bocó…
    lembra do vizinho do predio, o bochecha q morreu num acidente e q morava com o japa do cabelo matinal? (cara, aquele cabelo matinal do japa era o maximo… quase a unica coisa boa em acordar cedo, ou a unica. ok, era bom se vc acorda e ve, por acaso, pq acordar cedo só p ver o cabelo matinal do japa nao é tao legas assim – era)
    eram todos de rolandia e morreram a caminho de rolandia! alias, o japa do cabelo foi o unico q viveu nessa historia. mas ele se mudou dai [ok, eu sou paranaense!]
    agora sim, ines é morta kkkkkkkkkkk

    ps: prefiro o tiopes, da uma naturalidade ao blog e deixa a gente responder sem acentos e virgulas e outras coisas tb

Deixe um comentário

